(11) 5087-8861 | secretaria1@anfarlog.org.br

20 jun 2017

PANALPINA BRASIL CONQUISTA CERTIFICAÇÃO INÉDITA NO SETOR FARMACÊUTICO

Atuando no segmento desde 2012, operadora logística é a única no Brasil a contar com a certificação GDP, que atesta a excelência do transporte e da distribuição de medicamentos e de produtos farmacêuticos.

Atuante no setor farmacêutico desde 2012, a Panalpina Brasil tornou-se a única operadora logística do país a receber a certificação GDP (Good Distribution Practices), que garante a excelência do transporte e da distribuição de medicamentos e de produtos farmacêuticos, a mais importante do setor neste quesito.

A certificação ratifica uma parceria bem-sucedida entre a operadora logística e esta indústria, que segue a todo vapor. Após registrar um faturamento de R$ 85,35 bilhões em 2016 com a venda de medicamentos, de acordo com a consultoria IMS Health, especializada no segmento, agora a estimativa é de que o setor atinja a marca de R$ 87 bilhões até o final deste ano. Outro indicativo significativo é o dado do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), que indica que o mercado de medicamentos fechou 2016 com crescimento da receita, pelo menos, dois pontos acima da inflação em relação ao ano anterior, o que é uma marca excepcional para um ano de crise.

Números como esse comprovam o potencial do setor em gerar negócios para toda a sua cadeia, o que aumenta a exigência na eficiência de serviços logísticos de distribuição de matérias primas e de produtos acabados. Uma parceria estratégica entre indústria e operadores logísticos pode ser determinante para a sobrevivência e crescimento das empresas do setor.

EXPERTISE – “A certificação GDP, que é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabelece uma série de normas que exigem uma equipe altamente capacitada, sistemas modernos e integrados, mapeamentos de riscos bem executados para evitar que os produtos sejam danificados durante seu transporte, entre outras determinações”, afirma o diretor de qualidade e sustentabilidade da empresa, Adriano Bronzatto.

Bronzatto explica ainda que esta certificação é uma extensão das regras que fundamentam a indústria farmacêutica. “As regras GDP complementam o manual internacional de boas práticas de fabricação do setor, chamado GMP (Good Manufacturing Practices), recomendado às empresas desta indústria pela OMS no que refere a produção dos medicamentos, regras também adotadas pela Anvisa para o mercado nacional”, acrescenta.

O executivo reforça que, ao demandarem logística, as indústrias deste setor buscam parceiros que entendam os requisitos operacionais e regulatórios do segmento e que estejam preocupados em garantir que os investimentos e controles implementados pela indústria, durante a fabricação dos produtos, sejam mantidos no processo de armazenagem e distribuição.

“Dessa forma, a estrutura e os processos dos operadores logísticos são considerados essenciais para garantir que a qualidade e a estabilidade dos produtos cheguem aos respectivos pontos de venda. Além disso, serviços logísticos que permitam redução de custos também são levados em consideração. E a Panalpina Brasil responde a estas expectativas”, complementa.

REFERÊNCIA MUNDIAL – A gerente de vendas para os segmentos farmacêutico e químico da companhia, Cássia Fernandes, diz também que a Panalpina Brasil é a primeira filial do Grupo Panalpina na América do Sul a conquistar esta certificação. “Além do Brasil, outras vinte unidades do Grupo Panalpina também possuem a certificação GDP, como a filial de Bruxelas, na Bélgica, que foi a primeira a ser certificada, formando uma rede logística internacional segura para produtos farmacêuticos”, destaca.

Cássia revela que a próxima unidade da Panalpina a tentar a certificação este ano será a do México. “Nossa intenção é investir cada vez mais nesse segmento, inclusive na questão de logística interna. Queremos ser a operadora logística global a oferecer as melhores soluções, de porta a porta, para a indústria farmacêutica”, completa.

SOBRE A PANALPINA

O Grupo Panalpina é um dos principais fornecedores mundiais de soluções para a cadeia de suprimentos. Operador logístico multimodal, a empresa combina seus principais produtos de Frete Aéreo, Marítimo e Logística para entregar soluções globalmente integradas, sob medida e de ponta a ponta. Expert nas dinâmicas das cadeias de produção e atenta ao desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, o Grupo Panalpina opera uma rede global com cerca de 500 escritórios em mais de

70 países, e trabalha com empresas parceiras em outros 90 países. A Panalpina emprega mais de 15.000 pessoas no mundo que oferecem um serviço completo nos mais altos padrões de qualidade – a qualquer hora e em qualquer lugar. Entre os diversos segmentos de atuação, o grupo vem ganhando destaque também nos setores de Energia e Projetos – www.panalpina.com.

 

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA – PANALPINA BRASIL

Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada

Pular para a barra de ferramentas