(11) 5087-8861 | secretaria1@anfarlog.org.br

24 jul 2017

Soluções em Cadeia Fria

Grupo Polar

“Este evento nos trouxe muitos negócios e experiências na última edição, e temos certeza que este ano não será diferente”. Para Liana Montemor, gerente-técnica farmacêutica do Grupo Polar, são altíssimas as expectativas para o 3rd Pharma Supply Chain and Health Brazil. “Estamos sempre em busca de novos conhecimentos e desafios para atender às exigências do mercado. Avaliando a grade de palestras, percebemos que o 3rd Pharma está repleto de temas importantes para o mercado logístico e farmacêutico”, analisa Montemor, que gerencia o Valida Laboratório de Ensaios Térmicos do grupo.

A empresa, que oferece soluções em Cadeia Fria, também contribuirá com o evento compartilhando suas experiências durante o 1º Fórum Internacional de Cadeia Fria e Logística de Pesquisa Clínica. No dia 16 de agosto, Montemor apresentará um caso prático de qualificação em embalagens térmicas, seguindo os requerimentos do Guia da Anvisa. No dia 17, a farmacêutica participará de um painel sobre tendências em Cadeia Fria, moderado por Marina Valente, da empresa parceira Dupont.

O Grupo Polar é especializado em desenvolver soluções térmicas específicas para garantir a integridade de produtos sensíveis à temperatura durante o transporte e armazenamento. Entre elas, estão: gelos, caixas e bolsas térmicas; mantas para pallet; equipamentos de monitoramento de temperatura e localização; serviços de qualificação de embalagem, ambientes, equipamentos e veículos refrigerados. Montemor ressalta a importância de garantir a qualidade dos produtos transportados e, assim, a segurança da saúde pública e a redução de custos logísticos. “Para isso, é necessária uma embalagem qualificada que os mantenha na temperatura exata por todo tempo de transporte. Além disso, o ambiente onde o produto será armazenado também deve cumprir todas as exigências em relação à temperatura. E o equipamento no qual será feito o congelamento do gelo também deverá ser qualificado para que, quando o produto for transportado novamente, sejam cumpridos os requerimentos de tempo e temperatura”.

Durante a feira, o Grupo Polar irá expor seus lançamentos. Um deles será o Polar Sat Move, focado em monitoramento e rastreabilidade de temperatura/geolocalização em tempo real. Os visitantes também poderão conhecer a linha exclusiva de gelos espuma Ice Foam® (Top Sek®, Super Cold®, Thermo Control®), embalagens diferenciadas em EPS e XPS (com novos tamanhos, para grandes embarques, já validadas), a manta térmica Dupont™ Tyvek® para cargas palletizadas e outros produtos focados em transporte e armazenamento com temperaturas controladas. “O Grupo Polar busca entregar aos clientes soluções inovadoras e acessíveis para todo o tipo de mercado”, explica Montemor. “Pesquisa realizada em 2015 revelou que empresas dos setores farmacêutico, diagnóstico e logístico optam pelo gelo espuma para a realização do transporte ou acondicionamento de produtos com temperatura controlada e que 96% desse mercado apontou o gelo Ice Foam® como a marca mais lembrada”, destaca.

Novus Produtos Eletrônicos

“O 3rd Pharma Supply Chain and Health Brazil é uma oportunidade de conhecermos as necessidades e expectativas do setor, apresentarmos nossas soluções e serviços, melhorarmos o networking e participarmos de debates com profissionais ligados à área”, diz Valério Galeazzi, diretor de mercado nacional da Novus, empresa 100% brasileira que desenvolve tecnologia e soluções orientadas às necessidades da Cadeia Fria.  “Por definição, essa cadeia deve garantir a conservação dos Produtos Sensíveis a Temperatura e Tempo (PSTT), desde a fabricação até a entrega final”, explicita Galeazzi.

Para o cumprimento desse dever, a Novus oferece produtos (loggers portáteis), soluções (monitoramento em CDs e transporte a partir de caixas térmicas inteligentes) e serviços (qualificação, calibração e mapeamento térmico). Em sua terceira participação na feira do evento 3rd Pharma, a empresa apresentará o data logger portátil TagTemp-S, com tecnologia sem fio NFC, ideal para aplicações de logística, armazenamento e transporte; e as Caixas Térmicas Inteligentes, equipadas com loggers que permitem o compartilhamento dos dados em um sistema de monitoramento na Internet (Novus Cloud) ou via e-mail. “A configuração, leitura e coleta dos dados é simples e rápida: basta aproximar um smartphone com tecnologia NFC da caixa”, comenta Galeazzi.

O diretor da Novus acredita que o mercado brasileiro está amadurecendo rapidamente. “Prova disso é o incessante debate por profissionais ligados à área sobre alternativas às exigentes demandas regulatórias do setor. Essas novas demandas abrem espaço para oportunidades e fomentam o desenvolvimento de novas tecnologias”, reflete Galeazzi.

Além de expor suas soluções, a Novus fará parte do 1º Fórum Internacional de Cadeia Fria e Logística de Pesquisa Clínica. Valério Galeazzi participará da mesa redonda “Tendências em Cadeia Fria”, no dia 17 de agosto, com o objetivo de mostrar as novas tecnologias para registro das informações de temperatura e umidade.

Frigo King

“Muitas vezes, temos dificuldade em romper barreiras corporativas e levar aos executivos a mensagem de que o uso dos equipamentos corretos implica a segurança para o consumidor final. Assim, vemos no 3rd Pharma Supply Chain and Health Brazil a oportunidade de encontrar tomadores de decisão e apresentar os ganhos que a escolha adequada lhes proporcionará”, afirma Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor da Frigo King, fabricante brasileira de equipamentos de refrigeração para transporte. Segundo ele, “‘é uma triste constatação o fato de algumas empresas ainda estarem pouco preocupadas com o isolamento e a compra de equipamentos adequados aos produtos que transportam”.

A Frigo King será expositora no evento e irá apresentar seus equipamentos de refrigeração, que podem ser acoplados, por meio do compressor, ao motor do caminhão ou autônomos, quando o compressor é acionado por motor a diesel independente. “A nossa linha é a mais completa para distribuição urbana no Brasil”, assegura Pordeus de Paula, que pretende aproveitar o evento para sensibilizar os participantes quanto à importância do cuidado na cadeia fria para manter a segurança do produto. “Conforme a norma ABNT NBR 14701, os equipamentos de refrigeração são essenciais para a segurança no transporte e têm a função de manter a temperatura dos produtos embarcados”, ressalta.

Pular para a barra de ferramentas