(11) 5087-8861 | secretaria1@anfarlog.org.br

26 fev 2020

Profissionalismo intercontinental

/
Posted By

A executiva Jaqueline Escotero construiu a sua carreira percorrendo diversas funções e cargos ao redor de todo o mundo. Com a trajetória feita na área de saúde, tratamento e prevenção, ela tem uma experiência intercontinental no mundo dos negócios na América Latina, Canadá, Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África e hoje é vice-Presidente  para a América Latina na World Courier. “Nunca me vi trabalhando fora da área de saúde e tive a oportunidade de liderar linhas e viver diversas culturas nas companhias que trabalhei”, conta.

Formada em Comércio Exterior, com MBA em Marketing e especialização em Saúde Pública, Jaqueline é nativa em português, fluente em inglês e espanhol, além de ter morado por três vezes nos Estados Unidos.

Seus primeiros passos profissionais começaram em 1991, na Alcon, empresa oftalmológica. Em seguida, migrou para a Galderma do ramo dermatológico. Logo depois, ela passou a trabalhar para a MSD, onde atuou tanto com vacinas e linhas farmacêuticas. Foi a partir daí que a brasileira passou a representar a América Latina nos Estados Unidos em dois momentos distintos de sua vida. Convidada há 5 anos para assumir seu cargo atual na World Courier, a executiva passou também pela Covidien (atual Medtronic). 

Para Jaqueline, é uma satisfação chegar à posição em que está, uma vez que por meio dela é possível liderar diversas áreas de uma empresa. “É uma grande responsabilidade manter o foco constante no negócio e desenvolvimento desse mercado específico em que trabalhamos”, disse.

Hoje, ela revela se sentir atraída e apaixonada pela empresa, que também é focada na área da saúde. “Continuo nessa área, mas agora atendemos a várias indústrias farmacêuticas e outras companhias que gerenciam a parte de estudos clínicos”, acrescentou a profissional, que atribui a felicidade gerada pelo trabalho de sua equipe ao impacto que ele proporciona na vida das pessoas.

“Buscamos colaborar com a melhoria da saúde das pessoas e com a qualidade de vida. Esta é uma das nossas maiores missões”, afirma a vice-presidente, que confere o sucesso de sua carreira a dedicação, a abertura para aprender coisas novas e as oportunidades abraçadas ao longo de seus passos.

“Sou muito agradecida a todas as empresas que trabalhei. Acredito que o sucesso de uma pessoa não se faz sozinho. Você constrói o sucesso tendo boas pessoas a seu redor, tendo uma equipe forte, motivada, tendo bons parceiros, sejam internos ou externos. Por esses motivos tenho uma crença muito forte na importância da relação verdadeira com as pessoas em estabelecer vínculo, ajudar e fazer o networking”, revela.

Para que todo este trabalho funcione, Jaqueline atribui como palavra-chave o respeito, seja pelos clientes, pacientes ou colaboradores. “Nós temos uma forma de olhar para o nosso negócio lidando com vidas. É a melhor forma que hoje a gente tem de poder continuar engajando nossos colaboradores e parceiros a entender aquilo que temos como visão de negócio de mundo”, conta a executiva, que sempre quis trabalhar com esta área.

“É uma grande paixão que tenho porque quando você estabelece uma relação com os talentos humanos isso flui melhor e acredito muito na liderança positiva e desenvolvimento dos mesmos”, disse.

A empresa

A World Courier é uma empresa logística global focada na área de transporte e armazenamento para produtos farmacêuticos e sensíveis ao tempo e à temperatura.

Presente em mais de 50 países e com mais de 150 escritórios pelo mundo, a empresa está consolidada há 50 anos e está focada na área de estudos clínicos, o que é significativo para seguir o trabalho com pesquisas nacionais e internacionais.

Atualmente, no Brasil, a World Courier está envolvida com 200 estudos clínicos que trabalham com armazenamento, direcionamento e materiais de centro de pesquisa que também estão ligados a produtos de pacientes.

Além disso, a companhia atua diretamente com os transportes nacional e internacional, trabalhando com embalagens próprias e específicas, que garantem o desempenho, a precisão e o controle do que está sendo transportado.

“O cliente nos procura para encontrar soluções em que o produto esteja dentro de tal fase de temperatura e embalagem e transporte. Assim, buscamos proativamente desenvolver tecnologias para que isso possa ser feito. Com o apoio da área global, hoje temos um apoio tecnológico que nos ajuda a atender diferentes demandas de mercado”, explicou Jaqueline.

Outra linha de negócio que está em desenvolvimento tem a ver com serviços de entrega direto ao paciente, uma área que a World Courier tem trabalhado globalmente por meio de projetos na América Latina que estão ligados à área de pacientes, assegurando que eles possam receber medicações em suas casas.

Embora seja realidade em vários países, no Brasil, isso não se aplica devido à uma regulamentação do governo.

Qualidade de vida é a meta

Para poder proporcionar um ambiente seguro e garantir aos pacientes o melhor tratamento em todas as ocasiões, a área de Logística de saúde é fundamental. Por isso, a preocupação da World Courier é executar a logística da melhor forma possível e com a ajuda da tecnologia, especialmente no processo de armazenagem e transporte.

Sendo assim, o objetivo principal dos estudos clínicos aos quais a empresa está focada é a qualidade de vida dos pacientes. Por meio de novos tratamentos, o foco é continuar contribuindo com a área da saúde e até mesmo salvar vidas, seja por prevenção de doenças ou pela própria cura.

Para isso, o trabalho envolve uma logística bastante complexa e uma regulamentação feita tanto pelo Ministério da Saúde quanto por outras organizações, sendo, então, indispensável a qualidade da equipe profissional, que é treinada frequentemente para garantir que a execução das tarefas seja da forma mais impecável possível.

Outro ponto importante a ser destacado é a área ética e de compliance. “Somos uma empresa idônea, que trabalha com a transparência dentro de uma ética e código de conduta muito grande. Isso é imprescindível quando trabalhamos na área de saúde, porque trabalhamos numa área de cadeia”, explica Jaqueline.

Mulher na liderança

Frequentemente, Jaqueline é convidada para falar sobre mulheres em posição de liderança. A vice-presidente para a América Latina da World Courier já participou de eventos nos Estados Unidos e também já discursou em uma feira internacional no Brasil.

Para ela, independente do gênero, todas as pessoas podem ter sucesso, principalmente quando você serve de espelho para muitas pessoas, como o caso da profissional. “Sou mãe, esposa, trabalho e tenho uma carreira internacional, portanto, o que sempre coloco é que tudo isso é possível. É uma questão de organização, paixão e de ter uma estrutura familiar que te suporte”, afirma a executiva, que acredita no crescimento das pessoas.

“A área de desenvolvimento de pessoas é uma das áreas pela qual sou mais apaixonada porque acredito que são as pessoas que vão fazer o sucesso dos negócios”, concluiu a profissional.

Pular para a barra de ferramentas